quinta-feira, 18 de agosto de 2016

CLUBE FUTEBOL BALANTAS DE MANSOA

Balantas de Mansoa sagrou-se campeão em 2013.

O Clube Futebol "Os Balantas" de Mansoa, filial número 13 do português Belenenses, sagrou-se campeão de futebol da Guiné-Bissau.

O CF "Os Balantas" de Mansoa é a filial numero 13 do português Belenenses
O clube de Mansoa, a 50 quilómetros a norte de Bissau, conquistou pela terceira vez campeão da Guiné-Bissau desde a independência do país, em 1973, e se receber os 10 milhões será o primeiro a conseguir o inédito prémio anunciado pelo presidente da federação guineense de futebol, Manuel Nascimento Lopes.

Com 40 pontos conseguidos, o CF "Os Balantas" de Mansoa, que é a filial numero 13 do português Belenenses, tem o Sporting da Guiné-Bissau logo a seguir na tabela classificativa do campeonato com 33 pontos, e o Benfica de Bissau em terceiro com 31 pontos.

O ponta-de-lança Stromberg, do Sporting de Bissau, foi o melhor marcador do campeonato disputado entre Dezembro a Junho por dez equipas, tendo apontado 10 golos, enquanto o guarda-redes Utu, dos Balantas de Mansoa, foi o menos batido na prova.

O Atlético Clube de Bissorã, campeão em título, desceu de divisão juntamente com o Académico de Ingoré. Para os seus lugares subiram da segunda para primeira divisão o Estrela Negra de Bissau e o Nuno Tristão Bula Futebol Clube. O clube militar o Estrela Negra de Bissau sagrou-se campeão da segunda divisão.






Em pé de direita para a esquerda: Pansau (cap), Sam, Nghaté, Savimbi, Yu ku Umaru.

Em baixo:  Malam, Lula, Ditchon, Torres ku Seco.




BREVE HISTORIAL E PALMARÉS DO CLUBE FUTEBOL OS BALANTAS DE MANSÔA.


“CLUBE FUTEBOL OS BALANTAS DE MANSÔA"


  C.F. «Os Balantas de Mansôa», nasceu em 18 de Setembro de 1946, fundado por um grupo de Comerciantes Libaneses, Portugueses, Cabo-verdianos e de alguns naturais de Mansoa (Jaime Pinto Bull, António Rua, Saad Maron, Michel Saad, João da Costa Ribeiro, Alexandre Daniel Forbs, Luís Garcia Gomes, João Macedo).




Para aqueles que não sabem ou não se lembram, C.F. «Os Balantas» conquistou o seu primeiro Campeonato da Província da Guiné; na época de 1959 – 1960, importa dizer que neste mesmo ano ganhou o Campeonato da Zona – Norte; jogou o final com C.F. Cantchungo, o resultado foi C.F. «Os Balantas» 1- 0 C.F. Cantchungo, o golo dos Balantas foi marcado por Cipriano Dantas, ‘’Iano’’.



A primeira equipa do C.F. “Os Balantas” de Mansoa naquela época era constituída por seguintes Jogadores: 

Guarda-redes: “Mascote, Tchutchu, Defesas: Bambo Cassama, Marcelino Cassama; Manuel Feliz, Augusto Gomes Correia (Tiago).

Médios: Filipe Martins; Armando Forbs; Zé Coro; Pinto Martins.

Avançados: Tató, Iano e Pedro Sá, Pérola e Aníbal.



Na época seguinte de 1960-1961 C.F. «Os Balantas» revalidou o título de Campeão Nortenha e da Província da Guiné.



Em 1961-62 «Os Balantas» de novo alcança a proeza de vencer o Campeonato-Zona Norte e da Província da Guiné e da taça Jornal Arauto. 



Este desafio da final da taça Jornal Arauto realizado no então Estádio «Sarmento Rodrigues” (actual Lino Correia), entre C.F. «Os Balantas» de Mansoa, e F.C. «Cantchungo», despertou o mais vivo interesse em toda a população Desportiva de capital dividindo-se opinião sobre o vencedor. Por um lado, os anseios e as dúvidas das duas equipas eram bem palpitantes e conheciam-se em suma «Os Balantas» de Mansoa – F.C. «Cantchungo» todos do norte e eram considerados grandes clubes da Guiné.



Tal como se concebeu e concretizou. F.C. de “Cantchungo”, com relativa facilidade criada pela linha defensiva dos azuis de Mansoa, marcaram três golos na primeira parte; marcaram: os irmãos Bernardo da Vela e Nené da Vela e o Adão.



Novidades deste encontro que talvez poderá ficar na história, do Futebol Guineense não foi a maneira como as duas equipas entraram em campo e jogaram. E que na segunda metade do encontro choveu em pleno mês de Abril, este fenómeno não foi considerado por muitos como sendo um fato natural.



Na segunda parte C.F. «Os Balantas» entraram a perder por 3-0, não desanimaram com a vantagem e antes pelo contrário estava disposto a dar volta ao resultado a sorte lhe sorria acabando por vencer por 6-3. 

C.F. «Os Balantas» alinharam: Guarda Rede: Mascote, Defesas: Bambo Cassama, Marcelino Cassama, Manuel Feliz e Tiago Correia. Médios: Filipe Martins, Armando ForbsPérola, Avançados: Zé Coro, Tató e Iano.

Marcaram: Armando Forbs - 2 golos, Tató - 2 golos, Santos – 2 golos.

Aproveitando o final de época de 1963, «Os Balantas» deslocou-se à Portugal, esta deslocação como se verificava pela notícias posta a circular na altura por meios da comunicação social, reinava grande entusiasmo por parte dos visitantes, por ser o primeiro Clube de Futebol da Província da Guiné a deslocar a Portugal, por um desafio de futebol. Naquela altura C.F. «Os Balantas», é dos melhores equipa da Província, fazendo parte dele bons jogadores formando um grupo que prova o seu grande valor, nessa deslocação C.F. «Os Balantas» contava com alguns reforços vindos dos outros clubes: 
Armando Benfica, Luís Djatô e Mário Nharita- ambos U.D.I.B; Nula Bolama Ténis Clube.

Em Portugal C.F. «Os Balantas», Jogou contra Lusitano da Évora, Sporting de Braga, Desportivo de Cuf, Académica de Coimbra e contra Selecção de Beja. Destes 5 encontros não venceu nenhuma.

Nas épocas 1963/64 e 1964/65 C.F. «Os Balantas» levou para 5 vezes a conquista do campeonato da zona norte e tricampeão Província da Guiné.

Com início da Guerra em 1963, não foi possível realização do campeonato da zona norte nas épocas que vai de 1965 à 1969. Por esta razão C.F. «Os Balantas» passou a participar num campeonato restrito com 8 equipas: Benfica Sport Clube de Bissau, Sporting de Bissau, Ajuda Spor, Clube, Ténis Clube de Bissau, Ancar, U.D.I:B. de Bissau e Sacor.

E neste campeonato “Os Balantas” classificou em 2º lugar. Na época seguinte de 1970/71, «Os Balantas» venceu a taça da Guiné e representou a Guiné na Taça de Portugal em Cabo Verde e jogou encontra F.C. de Mindelo e perdeu por 1-0. 


Nesta deslocação «Os Balantas» alinhava com: Guarda-redes Luís Filipe «Montijo» (soldado Português). Defesas Seco Camará, Pedro Ialá (capitão), Pinto Martins e Mário Coro. Médios: Júlio Dias, Rui Baio, Formigas (soldado Português). Avançados: Silla Djaló, Pires (soldado Português) e Leandro. Suplentes: Damas, António Cruz Vieira «Verinha», António Sambú «António Músculos». 



«Os Balantas» foi também o vencedor do campeonato da época desportiva de 1971/72 e voltou a erguer a taça de Campeão na época de 1974-75 depois da independência total do nosso País e ainda nesta senda de proeza levou para sua vitrina a primeira taça de Pindjiquiti.



Os anos 2000 - 2012, ficaram marcados pela gestão do major Quicala Baldé, o presidente que lançou definitivamente «Os Balantas» como um dos mais importantes clubes nacionais. C.F. «Os Balantas - Mansoa» conquistou por duas vezes Campeão (2005-06 e 2008-2009), 

C.F. «Os Balantas» passava a impulsionar todo o desporto guineense. Ano após ano, conquista após conquista, o C.F. «Os Balantas - Mansoa » tornou-se grande, não só na ambição, mas também nas potencialidades desportivas. Somou títulos e surpreendeu o país quando na época 2005-2006, com equipa técnica comandado por Bacari Sanhá, alcançou sétima vitória consecutiva façanha única na historia de futebol guineense. 

Os anos 2000 a 2013 foram os mais memoráveis. 



Em 2007 a 2010, representou o País nas Taças de Clubes Campeões Africanas (Argélia e Marrocos), feitos impressionantes, provas evidentes de uma filosofia especial. Alguns anos mais tarde, C.F. «Os Balantas - Mansoa» arrecadando também a Supertaça.











“Os Balantas” de Mansoa estiveram no Restelo

// 15 de Outubro de 2015


0Share




O Clube de Futebol “Os Balantas”, de Mansoa (Guiné-Bissau), é a Filial nº 13 d’ “Os Belenenses” e visitou ontem o Restelo onde se fez representar por José Canas, da Associação dos Filhos de Mansoa, que esteve reunido com os vice-presidentes do Clube Vítor Correia e Óscar Rodrigues.
No encontro foram debatidas várias possibilidades de estreitar laços entre as duas Instituições, e de estabelecer cooperação na vertente desportiva. Além disso, “Os Balantas” deram a conhecer a intenção de convidar uma delegação do Belenenses para visitar aquele clube Guineense.

 Visita Clube Futebol Belenenses de Portugal: José Canas; Serifo Seidi(Nhanho); Dr Carlos Carvalho (Director Geral Clube Futebol os Belenense).

«PÉRIPLO» ACTUAL PRESIDENTE 'DOS BALANTAS DE MANSOA REALIZOU UMA CURTA VIAGEM A PORTUGAL, INGLATERRA E ALEMANHA PARA ENCETAR NOVAS PARCERIAS (CONTACTOS)


Dr. José Canas, Adramane Djaló Presidente Clube dos Balantas, Eng. João Costa e Kecói Queta antigo Jogador da Selecção da Guiné-Bissau e colaborador do Blogue Conosaba do Porto

Adramane Djaló, o actual Presidente dos Balantas de Mansoa foi o primeiro Presidente do clube a reunir com os Dirigentes da Associação dos Filhos e Amigos de Mansoa na Diáspora, após a independência do nosso País.


Em curtas declarações telefónicas ao Blogue Conosaba do Porto, o actual Presidente dos Balantas de Mansoa disse que veio a Portugal (para efetuar contactos), procurar parceiros e na manga trouxe com ele um projecto importantíssimo para salvar o clube da sua terra natal.



"O meu objectivo é reorganizar o clube que já foi um dos mais prestigiados na história de futebol na Guiné-Bissau", disse Presidente do Clube



"O Futebol Clube os Balantas precisa de um investimento fortíssimo nas suas infraestruturas de Futebol, que são obsoletas ou praticamente inexistentes. O investidor, terá que ser sensibilizado na recuperação do seu investimento a longo prazo. Tudo isso, necessitará de mobilização e Marketing de todos nós", rematou o Adramane Djaló (Durban Coly)



Adramane Djaló efetuou vários encontros desportivos com alguns clubes em Portugal, na Alemanha (com Serifo Djassi e Malam Djassi), e em Inglaterra (Alfucene Djaló, Djidji Djaló e Issuf 'Lonka' Djalo), entre os dias 04 de Maio a 17 de Maio de 2016. 



Na sequência dos contactos encetados com filhos de Mansoa e de várias outras instituições a nível Europeu, mas desta vez foi um filho de Mansoa Amadú Nogueira Pinto Sambú que, deu pontapé de saída com doações (ofertas), através da Associação, de Equipamentos Desportivos, entregues na pessoa do Sr Adrumane Djaló, Presidente do Clube Futebol os Balantas e na presença Dr. José Canas 2.º Vice-Presidente da Associação em representação do Presidente Pate Cabral Djob, e Sr. Kecoi Quetá. As ofertas consistem num lote de 22 (vinte e dois) pares de calções, 22 (vinte e duas) pares de meias, 22 (vinte e duas) pares de camisolas (sendo 2 (duas) de guarda-redes) e 2 (duas) taças. 


Ainda, o Presidente dos Balantas de Mansoa recebeu e agradeceu a oferta (algumas bolas de futebol, duas Taças, e 15 Faixas) do 1º Vice-Presidente da Associação de Amizade Matosinhos/Mansoa, Dr. Lázaro Soares Cassama. 

Neste momento o Presidente dos Balantas Mansoa já se encontra em Bissau 'sã e salvo' e bem satisfeito com contactos feitos "na Botche Bámu".
Conosaba


Dr. Lázaro Soares Cassama





«TAÇA SULAY DJALÓ» O ANTIGO JOGADOR DA SELEÇÃO NACIONAL DA GUINÉ-BISSAU, VAI SER HOMENAGEADO EM MANSOA

Antigo Internacional guineense, Sulai Djaló

Actual Direcção de clube futebol "Os Balantas de Mansoa", em parceria com a Associação de Amizade Matosinhos/Mansoa, juntos, decidiram organizar no dia 8 de Outubro de 2016, sábado, no estádio Corca Sow em Mansoa, um encontro de futebol amigável entre Os Balantas de Mansoa e Sport Benfica de Bissau para disputar a 'Taça Sulay Djaló' para homenagear o antigo futebolista guineense, Suleimane Djaló, que foi um dos melhores meio-campistas de sempre que a Guiné-Bissau teve na sua história de futebol. 



Sulay Djaló, nasceu em Mansoa, jogou duas épocas nos Balantas de Mansoa, e efectuou  muitos jogos na Selecção de Futebol da Guiné-Bissau. No dia 20 de Agosto de 1977, Sulay chega a Portugal para jogar no Clube Futebol os Belenenses, em Lisboa. Clube de Futebol «Os Balantas» de Mansôa, é Filial Nº 13 d’ Os Belenenses.

Em 1985, o antigo futebolista guineense morre em Lisboa, vitima de insuficiência cardíaca (insuficiência cardíaca congestiva) é uma doença grave em que a quantidade de sangue que o coração bombeia por minuto (débito cardíaco) é insuficiente para satisfazer as necessidades de oxigénio e de nutrientes do organismo.

José Issuf Queta (Sama), Sulay Djaló e Paulo Queta
Programa



12h30 - Almoço (A Direção com os Atletas)

15h00 - Actuação dos grupos culturais de Mansoa
17h00 Encontro de Futebol (Os Balantas - Sport Benfica de Bissau)
Taça Sulay Djaló


De joelhos, da esquerda para a direita: 1.ª pessoa é o Mário Coro Sambu e a  4.ª pessoa é o craque  Sulay Djalo com Presidente Luís Cabral em Bubaque (78/79)





ONTEM, EM MANSOA, FOI PRESTADA UMA SINGELA HOMENAGEM AO SULAY DJALO, O ANTIGO FUTEBOLISTA INTERNACIONAL DA GUINÉ-BISSAU, NA PRESENÇA DO ANTIGO PRESIDENTE DA REPÚBLICA SERIFO NHAMADJO, PARA ENTREGA DA TAÇA


Babum ImbadjiAdramane Djaló

Foi um grande jogo de futebol amigável que decorreu com normalidade e sem quaisquer incidentes.

'Taça Sulay Djaló'

A Nova Direção dos Balantas, passará a homenagear todos anos os seus antigos jogadores (os que faleceram e os que ainda estão vivos).



"Os Balantas de Mansoa 0 (zero) & Sport Benfica de Bissau 2 (dois).



Obs: Dizem que, o árbitro benefíciou um pouco, a equipa que veio de Bissau!



Um jogo de homenagem a memoria do nosso querido irmão, futebolista guineense, Sulay Djaló, que foi um dos melhores meio-campistas de sempre que a Guiné-Bissau teve na sua história de futebol. 

ex-Presidente da Guiné-Bissau, Serifo Nhamadjo


O evento contou com a presença do ex-Presidente da Guiné-Bissau, Serifo Nhamadjo, (que, a dias liderou uma missão de 29 observadores, distribuídos por sete das nove ilhas, que se encontram em Cabo Verde para eleições presidências), para entregar a taça a equipa vencedora.
Sulay Djaló, nasceu em Mansoa, jogou duas épocas nos Balantas de Mansoa, e efectuou muitos jogos na Selecção de Futebol da Guiné-Bissau. No dia 20 de Agosto de 1977, Sulay chega a Portugal para jogar no Clube Futebol os Belenenses, em Lisboa. Clube de Futebol «Os Balantas» de Mansôa, é Filial Nº 13 d’ Os Belenenses.
Em 1985, o antigo futebolista guineense morre em Lisboa, vitima de insuficiência cardíaca (insuficiência cardíaca congestiva) é uma doença grave em que a quantidade de sangue que o coração bombeia por minuto (débito cardíaco) é insuficiente para satisfazer as necessidades de oxigénio e de nutrientes do organismo.
Adramane Djaló

Adramane Djaló, Presidente da Nova Direção dos Balantas de Mansoa.
Nasceu em Mansoa, em 25/02/68, fez estudos primários na missão católica de Mansoa, depois de concluir 9º ano, mudou-se para Bissau. Em Mansoa jogava a bola, que se farta! Foi um dos fundadores do Clube Bairro de Luanda, para disputar todos anos o campeonato defeso, em Mansoa. Chegou a jogar (estreia) nos Balantas num jogo contra Bula Futebol Clube, posteriormente assumiu o cargo de vice-presidente de conselho técnico dos Balantas de Mansoa.
De Bissau, emigrou-se para Portugal a procura de melhores condições de vida. Mais tarde, resolveu regressar a Guiné-Bissau depois de 20 anos de permanência em Portugal. 


 

Conosaba


Os Balantas de Mansoa
Sport Benfica de Bissau 

A Nova Direção dos Balantas 







JOSÉ CANAS - MOMENTOS ANTES DA REUNIÃO COM A DIRECÇÃO DOS BALANTAS DE MANSOA
2015-GUINÉ-BISSAU



TREINO DO CLUBE FUTEBOL OS BALANTAS DE MANSOA 




O PRESIDENTE DO CLUBE FUTEBOL OS BALANTAS DE MANSOA O SR ADRUMANE DJALÓ NO ESTÁDIO 24 DE SETEMBRO E O SEU ADJUNTO




ESCRITURA PÚBLICA: CLUBE FUTEBOL OS BALANTAS DE MANSOA «LEGALIZADO NA JUSTIÇA»


CLUBE FUTEBOL OS BALANTAS DE MANSOA foi fundado em 18-09-1946.

No palmarés do campeonato guineense de futebol, foi o primeiro clube a ganhar o campeonato, após a independência da Guiné-Bissau. 

Os Balantas de Mansoa é  Filial nº 13 dos “Os Belenenses” em Portugal.

No dia 14 de Outubro de 2016, pela primeira vez no Cartório Notarial de Bissau, foi assinada a  Escritura Notarial, para constituição do CLUBE FUTEBOL OS BALANTAS DE MANSOA.


OUTORGANTES:
- Aduramane Djaló
- Nilton Cesar Barbosa
- Adelino Samba Candé
- Braima Sory Djalo
- Abduramane Djalo
- Djibril Bula Pinto Sambú
- Aguibo Alcanjo Djata
- Sargento Natche 
- Umaro Pinto Martins 

Em curtas declarações telefónicas, o actual Presidente dos Balantas de Mansoa, Aduramane Djaló, disse que, o seu objectivo principal é reorganizar o Clube, que já foi um dos melhores na história do futebol da Guiné-Bissau.

Conosaba













Resultado de imagem para malam sambú NA CHINA




O. EMBAIXADOR PLENIPOTENCIÁRIO DA GUINÉ-BISSAU DR  MALAM SAMBU NA CHINA

MAIS UM ILUSTRE FILHO DE MANSOA, O SR EMBAIXADOR MALAM SAMBU, COM O INICO DO CAMPEONATO RESOLVEU DOAR DEZ(10) SACAS DE ARROZ PARA ALIMENTAÇÃO DOS JOGADORES DO CLUBE FUTEBOL OS BALANTAS DE MANSOA.

UM GESTO DE REGISTAR DESTE ILUSTRE FILHO DE MANSOA PARA CONTRIBUIÇÃO DA PRÁTICA DO DESPORTO NACIONAL E EM PARTICULAR  DO CLUBE OS BALANTAS DE MANSOA. OS MANSOENSES AGRADECEM  O SEU FILHO E OS BALANTAS MERECEM.

VIVA GUINÉ-BISSAU

VIVA MANSOA

VIVA OS BALANTAS DE MANSOA